Saiba sobre: Alergia alimentar infantil!

Saiba sobre: Alergia alimentar infantil!

28/07/2017 às 01:48:00

Alergias alimentares são reações do sistema de defesa (imunológico) contra proteínas presentes em um alimento, reconhecidas como "inimigas" do organismo. As manifestações podem ocorrer em minutos, horas ou dias após a ingestão do alimento.

Alergias que se iniciam mais comumente na infância (leite, ovo, soja, trigo) apresentam maior probabilidade de se resolver até a adolescência (tolerância oral). 

A prevenção de alergias alimentares ainda é um aspecto controverso, mas algumas medidas parecem ser bem aceitas, tais como:
* Alimentação na gestante e nutriz: não há necessidade de restringir qualquer alimento da dieta, sob o risco de aumentar a chance de alergia da criança.
** Aleitamento materno de forma exclusiva até 6m e complementado com outros alimentos até 2 anos ou mais, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde. No caso da impossibilidade do aleitamento materno, fórmulas especiais (parcialmente ou extensamente hidrolisadas) podem ser indicadas.
** Introdução de alimentos sólidos: deve ser preconizado da forma habitual, a partir dos 6 meses de vida. O retardo na introdução dos alimentos como forma de prevenção pode aumentar a chance de alergia, em vez de proteger.

http://www.okad.com.br/drapaulaalbuquerque